vendredi 10 octobre 2008

Brasil, nunca mais

Durante os primeiros anos da minha graduaçao eu fiz parte de um projeto que tinha como objetivo construir um site com o nome dos torturadores e todas as muheres que foram torturadas em Sao Paulo na época da ditadura.
Era um trabalho dificil, ir ao AEL quase todos os dias ler os registros do DOI codi com os testemunhos dos torturados e suas fotos antes e depois da tortura... O site saiu, muitos torturados conseguiram indenizaçao do estado mas poucos torturadores foram presos.
Qual nao é a minha surpresa hoje ao ler a folha de Sao Paulo e ver la que Alberto Brilhante Ustra, um dos piores carrascos que a ditadura pode criare responsável por atrocidades que sao dificeis de imaginar, foi finalmente condenado a prisao. É claro que ele ainda vai recorrer, como todo individuo sem o menor caráter, mas a justiça espero nao vai ceder novamente... depois de tantos anos e tanto sofrimento.
Outro que eu queria muito ver preso é o Tuma. Que apesar de nao ter, como ele mesmo disse, metido a mao na massa, participou de muitas muitas inúmeras sessoes de tortura...
Devagar e sempre, a gente chega la.

K

1 commentaire:

Elaine Andrade a dit…

Oi Ká, infelizmente amiga temos muito para avançar neste área, é inacreditável que tantos anos após o término da ditadura alguns arquivos do regime ainda não podem ser abertos. Temos muito que crescer...
Beijokas
Lan