vendredi 8 janvier 2010

Um chá com gosto amargo and The Cove

Radio Canada esta semana passou um documentario muito interessante sobre as plantaçoes de chá Equitable na India e na Africa e a situaçao das pessoas que trabalham nestas cooperativas, a grande maioria delas (cooperativas) sao Dinamarquesas.
Achei o documentário muito interessante por inumeras razoes mas principalmente pq aqui em casa sempre compramos equitable, ecologico, biologico, e nem sempre sabemos se o dinheiro reservado pra organizaçoes de campesinos realmente chega até eles.
No caso do chá equitable a situaçao nao poderia ser mais cruel. Os indianos que trabalham tanto nas fazendas quanto nas usinas vivem em condiçoes terriveis, lidam numa base diaria com produtos quimicos letais ( e os chas, sendo equitable, nao deveriam conter agrotoxicos).
Um dos pontos interessantes do documentario é o confronto do discurso dos donos das industrias (como a unilever por exemplo) e dos campesinos. Os donos das empresas dizendo que tudo é otimo nas plantaçoes, que os trabalhadores gozam de inumeras vantagens, enquanto a camera do documentarista mostrava a realidade destas pessoas. Muito muito chocante, e extremamente triste.
.
.
Quando o Boom chegou de viagem nós assistimos ao The Cove. Nós dois somos mergulhadores ha muitos anos, ja visitamos varios locais lindos e ja tivemos a oportunidade de mergulhar com golfimhos, baleias e até tubaroes. A experiencia é algo muito especial, ver a beleza e o silencio do oceano e estes animais tao lindos mergulhando ali ao nosso lado, é inesquecivel.
O The Cove é um documentario feito pelo antigo treinador do Fliper, o golfinho que protagonizava a série do mesmo nome. A intençao dele é mostrar como o Japao principalmente continua matando indiscriminadamente os golfinhos de maneira sadica, monstruosa.
Quando nao sao assassinados de maneira crudelissima, os golfinhos sao vendidos para ressorts em todo o mundo pois sao extremamente rentaveis ( um unico golfinho pode trazer lucro de milhoes de dolares em pouquissimo tempo). O mais interessante é que os golfinhos mortos viram comida, mesmo a carne de golfinho sendo proibida no Japao por causa do alto teor de mercurio contida nela. A carne é muitas vezes oferecida às crianças nas escolas como merenda. Terrivel.
Recomendo a todo mundo este documentario, mesmo pra quem nunca mergulhou ou tem medo de agua.
.
.
Depois de tudo isso eu fico a pensa que o ser humano tem feito coisas horriveis com o planeta, algumas delas irreversiveis.
A saída seria sabotar, como diria Foucault e Deleuze, temos que encontrar formas subversivas de lutar contra o sistema sem sair do sistema.
.
K, pensativa...

1 commentaire:

Adriana Riess Karnal a dit…

Olá Posh,
Gostei muito do seu blog tbm...Então vc conhece o Leandro? rs, sim, ele é meu cunhado, e é realmente um grande professor.Seguimos conversando...