lundi 17 novembre 2008

Combater na imanencia

O título do post é também o titulo de uma comunicaçao que o professor Orlandi apresentou nao muitos dias atras num encontro internacional foucaultiano na Unicamp.
Eu me lembro do professor Orlandi com muita admiraçao. Quando entrei na Unicamp ele ja era professor aposentado e so aparecia por la em coloquios como esse acima citado. Me lembro de uma vez ele dizer que nós precisamos encontrar meios subversivos de lutar contra o poder, mas ainda fazendo parte da teia de relaçoes que estabelece e mantém esse poder.
.
Eu tenho uma relaçao bem organica com o conhecimento. Talvez seja por isso que Foucault, Deleuze e até o Thompson, fizeram grande sentido na construçao de boa parte do que sou hoje e de projetos pro que eu ainda quero ser.
(ta, teve muito mais coisa por traz disso tudo, mas pro momento fica esses ai mesmo!).
.
A historia da minha relaçao com a filosofia e com os estudos humanisticos e artísticos começaram quando eu tinha 10 anos e encontrei, perdido entre os livros dos meus pais, Assim Falava Zaratrusta. Eu li, e achava que era um romance. E nao podia ser diferente, vindo de uma familia estranhamente religiosa, o que uma menina pensaria ao ler isso:  Quando, porém, Zaratustra se viu só, falou assim, ao seu coração: “Será possível que este santo ancião ainda não ouvisse no seu bosque que Deus já morreu?”
Mesmo achando que era um romance a menina de 10 anos começou a ver as coisas de uma forma diferente, e fez greve de oraçao por 2 semanas.
Meu pai tocava violao, tocava as musicas antigas do samba de raiz. E minha mae dançava na sala, rodopiava pra la e pra ca... Tinha varias estorias dos antigos, minha casa tinha sempre muitos velhos indo e vindo, e eu adorava escutar esses contos de um mundo ao qual eu nao pertencia e nao conhecia.
Naquela época e ainda por muitos anos, a vida toda parecia uma grande obra de arte cintilante.
.
.
A minha primeira maquina fotografica apareceu quando eu tinha 11, e eu fazia fotos dos funerais de animais que a gente encontrava morto no quinta, passarinhos, minhocas, essas coisas... tem muita foto engraçada daquela época...
.
Um outro dia continuo esse post, 
É engraçado rememorar a infancia...

K

Aucun commentaire: