vendredi 23 mai 2008

Professor amigo

Esses dias, logo após o suicídio no metro, meu professor de francês explicava o grande número de suicídios no Quebec, na maioria homens.
Segundo Luc, as escolas aqui são ambientes totalmente femininos. Nao so o corpo docente é basicamente feminino como todo o curriculum das escolas é feito para mulheres. O que significa isso? Que nao ha nas escolas muitas atividades físicas, que os estudos são elaborados de uma forma mais subjetiva, e homens precisam de projetos onde se participe do processo de criação: eles precisam ver começo, meio e fim nas coisas.
Assim, os meninos se sentiam perdidos, desnorteados, e quando chegavam aos 18, 19, acabavam se suicidando...
Pareceu meio simplista, mas segundo os estudos sobre o assunto aqui no Quebec, essa é apontada como uma das maiores razoes, e agora o sistema educacional passa por uma reforma nesse sentido.
Bom, esquecendo os exageros, essa afirmação do Luc me fez pensar na minha vida escolar. Tirando o primário, onde as "tias" predominam, eu nao tive professoras mulheres em todo o resto da minha vida escolar! Na universidade apareceram algumas mulheres, principalmente na faculdade de educação (novamente as tias, rs!), mas no curso de história e filosofia (onde passei a maior parte do tempo) a predominância era masculina.
E isso é interessante pq na minha vida os homens professores tiveram um papel importantíssimo, pq eu os entendia como aqueles que me guiavam no mundo, assim como meu pai eles tinham esse papel emblemático de mostrar o caminho pra vida.
E no topo desta lista de professores importantes esta o Leandro Karnal. O Leandro me deu aulas de história da América I e II na unicamp, mas alem disso se tornou um grande amigo, um grande exemplo. Foi ele quem me apresentou Todorov, quem me mostrou que muitos defeitos a gente consegue corrigir, quem segurou meu choro quando a tristeza nao tinha tamanho, quem me mostrava perspectivas quando eu nao conseguia ver nenhuma, e tantas outras coisas que nao da pra colocar aqui.
Meu universo masculino nao me levou ao suicídio, ao contrario, me preparou pra vida.
.
.
Os homens sao interessantes.
.
.
K

1 commentaire:

Anonyme a dit…

Eu gosto dos homens também. Engraçado que eu também partilho dessa coisa da sua formação, de professores-homens.
.
.
.
O quão diferente seria se os mais emblemáticos tivessem sido professoras-mulheres? Que esquisito tentar pensar nisso, e acho que nem tenho parâmetros pra imaginar...