samedi 26 juillet 2008

A tempestade


Ontem fomos ao Théâtre de Verdure, assistir "A tempestade" de Shakespeare. Gostei da experiencia de assistir em um parque, mas o som tava péssimo e o Guillaume se entediou muito fácil (inglês do século XVI eu devia imaginar que ele nao ia entender 100%...). Mas foi legal anyways.
.
Fomos dormir bem tarde pros nossos padrões e acordei cedo demais, sonhos e mais sonhos.
.
Eu tava pensando sobre many things, primeiro, pq será que nos nossos dias todo mundo ta super preocupado em parecer mais jovem... será que é so medo de morrer? Pq honestamente eu nao me incomodo de encontrar pessoas com 70 anos que realmente se parecem com 70... Eu deveria dar uma olhada naquele livro com título engraçado: I feel bad about my neck.
.
A outra coisa que fiquei pensando é que séculos atrás fizeram um erro de traduçao do grego pro latim, algo que Aristóteles escreveu sobre o zoom politikus, e em latim traduziram como homem político, homem social.
Aquinas escreveu então que a característica que definia o humano segundo o Aristóteles seria a fala (retórica), quando na verdade segundo Aristóteles a característica que definia o ser humano era a contemplação, coisa que segundo ele era indizível, uma experiencia bem particular e solitária.
Na verdade nao foi um erro de traduçao, mas um erro de interpretação. É bonito isso eu acho...
enfim.
.
.
K

1 commentaire:

Anonyme a dit…

"É bonito isso eu acho...
enfim."

.
.

ká, isso é tãão você... ai, ai, eu quero ir logo conhecer essas coisas do Canadá que você fala.