dimanche 8 février 2009

O que vc quer da vida?

Ontem uma pessoa muito importante me perguntou isso. O que vc quer da vida?
.
Eu nao gosto dessa pergunta. Nao gosto pq é abrangente demais. E pq talvez, mas talvez, eu nao saiba o que eu quero da minha vida. Eu sei por exemplo que eu quero muito dar aulas, quero ser professora. Mas isso nao é nem de longe tudo o que eu quero na vida...
O Benjamin disse quando analisava Baudelaire que a sociedade capitalista havia criado um novo "ser", o flaneur. O Flaneur é um individuo que passeia na sociedade, que a observa, um boemio, excluido das atividades de troca da sociedade capitalista. Se fosse em 1900 bem que eu queria ser um flaneur. Hoje em dia a coisa muda um pouco. Na era do hypercapitalismo. 
.
.
A noite vi Malkmabahf, Saalam cinema. Guillaume perguntou pq eu gosto tanto de viajar sozinha. 
Eu teria dias pra falar sobre isso pra ele. Mas sei que no fundo o que ele quer ouvir é que o que eu amo mesmo é viajar com ele.
O amor.
.
.
Voltando pras coisas da vida. Elodie perdeu o namorado de 3 semanas. Serge, um libanes de 29 anos, sabio de musicas, Cioran e cinema. Elo achava que ele era o homem ideal, aquele que ela sempre buscou. Elo tem um pai ausente, desinteressado pelos seus estudos - o que pra ela defini quase tudo o que ela é - sendo assim, o homem ideal pra ela é alguem mais velho (elo tem 21), o qual ela possa admirar. O Serge era esse homem, no momento.
Elo chora constantemente. Repete varias vezes trajetorias diferentes que ela poderia ter feito pra mante-lo perto dela.
Eu ouço tudo. E mesmo sabendo que vai passar, pq tudo passa, digo apenas que ela chore, chore tudo o que puder.
A gente nao pode ignorar o sofrimento alheio. Eu odiava quando faziam isso comigo... Vai passar, é a idade... 
Fala sério.
.
Do outro lado, sobre as coisas boas, Fernando (melhor amigo ever, cozinheiro aclamado e padeiro famoso, alem de grande filosofo...) vai abrir sua propria padaria, até ja me deu o menu!
Wow!
.
.
Voltarei ao Benjamin, 
Dia de chuva, tudo nublado. 

K

6 commentaires:

bibi move a dit…

bah, qie engraçado, me perguntaram algo parecido: o que é que me dava mais prazer das coisas todas tantas que eu faço...
hum, o problema é que eu não consigo pensar nelas separadamente, é como se fosse tudo uma coisa só, sabe?
saudades
bibi

Anonyme a dit…

ai, que eu nem quero pensar nessa pergunta. é como perguntar idade, perguntar se está grávida, não se faz!!

e que legal que o seu amigo vai abrir uma padaria!! gente, ele deu super certo!! é de exemplos assim q eu preciso pra imigração!!! = )

Unknown a dit…

Ka ja estou baixando o filme que voce disse,alias aproveitando veja o filme The Curious Case of Benjamin Button.É um filme longo,mas bem interessante.
beijos

PoshDrosofila a dit…

pa, que saudades!
pois é, o fernando ta super feliz!!!!
como vc ta?
.
.
Free, eu ja vi este filme, é bonitinho. Tem outro muito bom chamado waltz with bashir, uma animaçao muito boa.
=)

Unknown a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Unknown a dit…

cara, é TÃO bom não ter que responder a isso todo dia.