mardi 24 mars 2009

Preconceito


Ontem foi um dia e tanto. Passei boa parte dele no consulado do brasil que fica num prédio imponente do rico bairro Westmount.
Cheguei la cedo pq tinha a esperança de sair cedo tambem, mas esperança nem sempre é suficiente. A fila aumentava e o consulado so abria as 10. Ao contrario do que sempre acontece nao havia conversa na fila, exceto por uma senhora toda espalhafatosa e maquiada que falava em ingles carregadissimo com um sr que a acompanhava.
Quando finalmente o consulado abriu e seus apenas dois atendentes trabalhavam arduamente, eu resolvi me sentar um pouco esperando minha vez, e a senhora espalhafatosa sentou-se atras de mim. Infelizmente eu tinha esquecido o Ipod entao fui obrigada a escutar a conversa de todo mundo, inclusive a da sra espalhafatosa.
Num certo momento o sr que a acompanhava perguntou a ela se ele, um canadense, precisava de visto pra ir ao brasil. A sra espalhafatosa abriu um sorriso de deboche e disse: "mas claro que nao!". O sr canadense replica: "mas como nao, se os brasileiros precisam de visa pra vir pra ca?".
Resposta: "Ah, pq os brasileiros so entram ilegais nos países, sao piores que os mexicanos, ai ja viu né, tem que pedir visa..."
.
.
Minha gente, minha vontade era de esganar a pessoa. Eu sempre me senti bem incomodada com preconceito, racismo, homofobia. Simplismente nao suporto e me seguro o quanto posso pra nao perder a educaçao em momentos como esse. 
Pior de tudo nesse caso era que a sra em questao era nordestina. Nordestinos sofrem enormes preconceitos no brasil, principalmente em sao paulo, onde na maioria das vezes eles sao chamados de retirantes. Agora, me explica como é que alguem que sofre tanto preconceito se comporta dessa forma?
(eu sei, eu sei, aqui ha uma super ingenuidade da minha parte, como diria o Karnal)
.
E dizem que o preconceito é fruto da ignorancia. Nao concordo nao. Infelizmente. Eu bem que queria que fosse isso, mas nao é.
E nessa hora eu penso novamente no Adorno. Mas deixa pra la.
.
.
.
Voltei pra casa um bagaço, zilhoes de coisas pra ler e nenhuma vontade. Mas quem disse que vontade conta nessas horas?
Depois teve cinema, namoro, e uma bela noite de sono. Pq hoje o dia é longo.
.
Tive saudades de pizza com catupury, addes... 

K

2 commentaires:

Anonyme a dit…

ai cara, vamo pra plutão, vai... esse planeta já era..

Giovanna a dit…

eu acho que tinha interrompido a mulher cara! não ia me segurar!